sábado, 8 de junho de 2013

O Mover Do Espírito Santo de Deus ! - Escrito por Lia Fernandes



O Mover do Espírito Santo de Deus.
Escrito Por Lia Fernandes

Meditação baseada na leitura do livro de Atos dos Apóstolos (ver Atos /Atos 1/    Atos 2: 1 a 13 )
No livro de Atos dos Apóstolos, relata no capítulo 2, a vinda do Pentecostes. Esse mover sobrenatural do Espírito Santo, mudou não só os atos dos apóstolos, como todas as áreas da vida de todos os cristãos genuínos,bem como toda a igreja estruturada e solidificada na mais firme Rocha que se chama Jesus Cristo.
O mover poderoso da Terceira Pessoa da Trindade Santa,abalou os alicerces dos templos,do sistema religioso e da espiritualidade da época. Foi um divisor de águas nas ações da igreja,na forma de culto e na forma de se relacionar com Deus e com a Sua Santa Palavra.
CONTEXTO:
O Dia de Pentecostes: o quinquagésimo dias após o sábado da semana da Páscoa,o primeiro dia da semana. Também chamado Festa da Colheita(tradição judaica) .
Estavam todos reunidos(atos 2:1),num só lugar(simbolizando uma única igreja genuína, a igreja de Atos, a igreja primitiva).
Os eventos de Atos, já estavam previstos nas Escrituras Sagradas. Muitas passagens do Velho Testamento são Messiânicas, já anunciavam a vinda do Messias (nascimento,vida,morte,ressurreição,ascensão),anunciaram o pentecoste, etc. (ver:Atos 1:13 a 20/ Samo 69:25/ Salmo 109:8) .
O Dia de Pentecoste,descrito no livro de Atos,serve de ponte e de base,para todo mover pentecostal, definiu o Movimento Pentecostal e Neo-Pentecostal. Começou na igreja primitiva e segue até os dias atuais.Precisamente teve início nas terras entre Jerusalém(início da igreja,a igreja perseguida) e em Roma(centro político do Império Romano) .
Aqui começa o derramar, do Espírito de Deus,e o batismo no Espírito Santo ( ver Atos 1:5 ). Esse Batismo no espírito Santo é para todos que se arrependem de seus pecados,confessa-os,renuncia ao mundo e confessa Jesus Cristo como seu Senhor e professa sua fé em Jesus Cristo.Realmente nasceram de novo,então o Espírito Santo vem neles habitar e fazer santa morada,naqueles que confessam que Jesus Cristo veio em carne e é Senhor absoluto de suas vidas,de sua alma e coração,total entrega.
Ao receber o batismo no Espírito Santo,recebe virtude,que vem do grego: dunamis = poder real,poder em ação (atos 1:8). Poder aqui é mais do que força ou capacidade. Significa poder divino em operação,em ação efetiva e precisa.Poder para testemunhar com mais eficácia,e não esta relacionado, nem condicionado a ser salvo e regenerado. Tem haver com mais ousadia e poder para pregar,testemunhar,orar.
A Obra principal do Espírito Santo,é que Ele é O Consolador,Convence dos pecados e da maior sensibilidade aos mesmos,da maior poder celestial no evangelismo,no testemunhar e na proclamação do evangelho.
No capítulo 2 de Atos e em todo livro de Atos vemos um derramamento sobrenatural do Espírito Santo em Jerusalém e também sobre o crescimento da Igreja Primitiva.Fazendo,assim,a Igreja avançar triunfalmente,sair de Jerusalém e avançar mil anos ,ir bem mais além,sobre o mover e a liderança  do Espírito Santo de Deus.
Pentecostes simbolizava para a igreja,o início da colheita de almas para Deus neste mundo,já desde o Velho Testamento(ver Levíticos).
O contexto dessas passagens mostra como o mover do espírito Santo capacitou os fiéis ao discipulado,ao evangelismo,ao trabalho e a vocação missionária, capacitou a igreja a dar continuidade ao ministério de Jesus (ver Lucas 2:1 a 4/10:44 a 27/19: 1 a 6
Depois da ascensão de Jesus,mediante a ação e ao poder do Espírito Santo, Jesus continuou, e continua eternamente a operar, a fazer, a ensinar,a agir poderosamente,usando os cristãos autênticos,genuínos e verdadeiros como instrumentos, como vasos poderosos e exclusivos da Santa e Soberana Vontade de Deus.
É a Trindade Santa(Deus Pai,Deus Filho e Deus Espírito Santo), operando em, e através dos seus discípulos e da Igreja de Jesus,cumprindo a Palavra de Jesus,no versículo-chave do livro de Atos 1 :8. Receberiam poder.
E receberam mesmo. Poder para serem testemunhas em Jerusalém(atos 1 ate 7), em toda Judeia e Samaria (Atos 8 ate 12) e ate os Confins da Terra (Atos 13 até 28).
Mas tudo partiu de Jerusalém ,a igreja injustiçada,oprimida e perseguida segue adiante .Apesar das perseguições,opressões,muitas vezes atribulada;não se curva, não se rende,não aceita conchavos,nem subornos,não se corrompe.Segue em frente, vai muito mais além mesmo, na unção de Deus.
Ninguém pode deter o Espírito Santo.Nada nem ninguém pode deter o avanço do evangelho e do discipulado,e muito menos do agir de Deus. O Vento do Espírito Santo é livre e soberano,e sopra onde e quando Ele quer e quiser.Glória a Deus !
O Sopro ou Vento são símbolos do Espírito Santo de Deus (ver Ezeq. 37:9 a 14/ Jo 3: 8 ). Vento e fogo= símbolos do Espírito Santo. Fogo simboliza a presença divina.
O livro de Atos estabeleceu padrões para a vida cristã,e para uma vida cheia do Espírito,cheia da plenitude do Santo Espírito,comunhão mais íntima com Deus e com o Senhor Jesus,maior intimidade. Revelando e tornando mais real a Pessoa do Senhor Jesus e o seu poder (Jo 16:13).
Está destinado aqueles que têm o coração rendido ao Deus Único e Verdadeiro,que tem o coração segundo o coração de Deus.
A experiência com o mover do Espírito Santo desenvolve uma perseverança unânime em orações e súplicas (Atos 1: 14). Colocando-se `a disposição de Deus, mediante submissão a Sua Soberana vontade,e a pratica constante de orações.
O Espírito Santo desceu sobre eles, depois que oraram(Lc 3:21,22/At 1:14/At 2:2 a4)
O Pentecostes veio como um Vento Impetuoso,som como de um vento poderoso, e línguas repartidas,como de fogo(At 2:2,3). Aqui são línguas repartidas como de fogo, para serem usadas a serviço de Deus.Línguas de fogo puro e santo,línguas ungidas com fogo do Espírito Santo de Deus.
O falar em línguas é um dos sinais externos do derramar e do Batismo com o Espírito Santo.Todos os cristãos reunidos naquele lugar receberam esse sinal  (ver Atos 2: 3  e 4) .
A Bíblia adverte sobre esse sinal ,devemos ter discernimento espiritual,e averiguar se é realmente genuíno, e se procede do Deus Vivo.Verificar não só o falar em línguas, mas todas as experiências pessoais  e espirituais e as ações da pessoa envolvida (ver I Jo:4:1 Só pode ser aceito se vier do mover do Espírito na alma redimida.( I Jo 3,4/Jo8:31).
O derramar do espírito foi previsto no livro do profeta Joel,seculo  VIII a.C (Joel 2:28,29). Portanto é de Deus mesmo, é de acordo com sua Santa vontade. Mas recomenda-se cautela e prudência para distinguir o certo do errado.
E Atos 2:17,18 vemos a promessa estendida do derramar do Espírito,trazendo profecias,visões,sonhos,revelações,curas,milagres,falar em línguas,interpretações, fazer prodígios e sinais.Derramamento de sinais sobrenaturais desde a igreja primitiva , até a igreja dos dias atuais (Apoc. 19,20/ At 2:39).
Com o mover sobrenatural do Espírito,a intenção e o objetivo do Senhor Jesus,é que o Consolador transmita sua presença santa aos cristãos verdadeiros,para continuarem a fazer a obra que o Senhor Jesus começou,e que Ele mesmo vai completar.Pois Aquele que começou a boa obra ,é fiel para completá-la até os dias de Cristo Jesus.Deus não faz a Sua obra pela metade mesmo.
Em Atos 5: 35 a 39; vemos que a igreja teve sucesso em levar o evangelho até os Confins da Terra,apesar da oposição,da perseguição declarada. Teve sucesso porque o cristianismo não é mera obra humana,mas a mão de Deus esta em tudo isso ,são obras das mãos do Pai,das mãos do Deus Vivo,o Todo Poderoso.
Vemos em todo livro de Atos,especificamente em Atos 2,a chegada do Avivamento Espiritual. e todo avivamento espiritual é marcado por acontecimentos sobrenaturais e extraordinários,são momentos não só de avivamento,mas de restauração,salvação,redenção.
A igreja atual deve escrever a continuidade do livro de atos,óbvio que não é mediante a palavra escrita,mas mediante atitudes,realizações e ações (Marcos 16:20). E nós não temos que fazer nada,é o Espírito santo que convence,quem faz e age é Deus,o Espírito Santo convence e orienta,instrui.
A Bíblia diz ; não por força,nem por violência,mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Devemos nos preocupar com as coisas lá do Alto.Deixa Deus agir. Esperando com paciência no Senhor,pois o tempo e os propósitos de Deus são perfeitos(Salmo 27:14 )
Nós não escolhemos,é o Senhor Quem escolhe(Jo 15:16).Fomos escolhidos pelo Rei dos reis,desde a eternidade,para executarmos tarefas e sermos seus instrumentos,cujas implicações adentram a eternidade,conforme a vocação e a soberana eleição em Cristo Jesus(I JO 3:1) (Salmo 51).
Quando Deus convoca,Ele capacita para a cidadania celestial,na unção do Seu Espírito.Nada pode deter o mover e a ação do Espírito de Deus,que sopra livre onde quer,e como ele quiser

Escrito por LIA FERNANDES
Fontes:Bíblia de Estudo NVI / Bíblia de Estudo Pentecostal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+ Followers

Blog: Aprenda matemática de forma lúdica !

BLOG: Aprenda matemática de forma lúdica !

Postagens populares