terça-feira, 28 de maio de 2013

Juízo de Deus ! Escrito por Lia Fernandes





A Pessoa Que O Deus Vivo  Usa !
Escrito por Lia Fernandes 
Meditação baseada na leitura do livro de Amós.

A velha citação de que Deus não escolhe os capacitados,mas capacita os escolhidos,fica bem evidente na Bíblia na história de muitos escolhidos.Podemos ver vários exemplos bem sucedidos de pessoas que foram chamadas por Deus no pleno exercício de suas atividades seculares,e Deus que vê e enxerga além das evidências e muito além das aparências,convocou para a sua obra,e todos atenderam o chamado. Obviamente cada um dentro do seu contexto e do seu histórico de vida.
Meditei e estudei sobre a vida de alguns desses privilegiados.Um desses exemplos é a vida , a obra e o chamado especial do profeta Amós.
Em Amós capítulo 7,a partir do verso 4,Amós mesmo se apresenta e declara que Ele não era profeta,e não é profeta por profissão,o seu ganha pão não é o sacerdócio,e sua família também não é de linhagem de profetas. Mas o Senhor o tirou de junto ao gado,ao rebanho.Amós era boieiro,pastor de ovelhas e colhedor de figos.Homem rústico dos campos.
Ele mesmo diz no capítulo 7:14: Mas  Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho,para anunciar a mensagem ao povo de Israel.Independente da reação e aceitação do povo.Pois   o  Senhor deu a ordem a Amós:Vá,profetize a Israel,o meu povo(Am 7:15). E a mensagem é dura,de confronto,de advertência,de juízo e de condenação,desesperança.
Para profetizar e levar este tipo de mensagem ao povo de Israel,tinha que ser um homem corajoso,de caráter,integro,de muita fibra.Amós reunia todas essas qualidades estava apto para o chamado e o serviço na obra do Deus Vivo.
CONTEXTO:
Amós=O Senhor carrega. O Senhor sustenta.
Amós veio da cidade de Tecoa,que ficava a 10 km ao sul  de Bélem.Não pertencia a corte real,nem sacerdotal.Com já vimos;era cuidador de rebanhos e colhedor de figueiras bravas(Amós 1:1 /7:14 e 15).
Um dos dons de Amós era que ele tinha boa articulação com as palavras ,era bom orador e tinha um bom conhecimento histórico.
Amós morava em Judá,mas foi enviado a proclamar o juízo divino contra os vizinhos de Israel,contra o reino do norte (Israel),mais precisamente em Betel (Amós 7:10 a 13),e também ao reino do sul(Judá e Jerusalém).
Em Betel ficava o principal santuário religioso de Israel, onde ficava a elite do reino,a classe média e a alta sociedade da época.
Amós foi chamado para profetizar no reinado de Uzias e Jeroboão,em épocas de grandes prosperidades econômicas,políticas e militares.Mas de total perversões, depravação  e deturpação espiritual,moral e social.Cercados de injustiças e opressões sociais e jurídicas,de subornos,sabotagens,corrupções e tiranias.
Profetizou num tempo que  mesmo em meio a esse caos,era uma época ,um tempo em que o reino se sentia seguro,estabelecido,inabalável e inatingível.Com excesso de confiança e de auto estima,se achando o  máximo,privilegiados absolutos e  exclusivos e dignos de receber o favor do Deus Único e Verdadeiro.O povo separado e escolhido,auto-imune.Pois é aqui no livro de Amós ,que Deus pela primeira vez na Bíblia  chama Israel de Seu povo.
Amós foi chamado por Deus para pregar dentro desse contexto.Suas mensagens e profecias exigiam: justiça social,o exercício da misericórdia e do amor,cumprimento das leis divinas.
A maioria entre eles tinham esquecido da Palavra Verdadeira,e os santuários do Deus Altíssimo estavam sendo profanados com cultos pagãos.Total descaso com a Lei de Deus e com a Sua obediência,usando de conduta imprópria e imoral.
Amós foi chamado para levar a mensagem do castigo iminente de Deus sobre as más  práticas do povo de Israel.Mensagem sem misericórdia,destruição quase por completo Mas alertando ao arrependimento,se quisessem alcançar o escape e a redenção (Amós 5:15/5:4 a 6/5:14/9:11 a 15)
Advertindo e lembrando o povo que Deus é o Rei do Universo,que nada escapa ao controle de Suas mãos,pois Ele é soberano(Amós 4:13/5:8/9:5 e 6). O Deus Vivo e Único,é  Deus Todo Poderoso,e com Ele não se brinca,de Deus não se zomba.Jamais subestime o poder e a soberania do Deus Eterno e JUSTO.
Amós é um exemplo da pessoa que Deus usa,usa conforme seus propósitos.E Ele capacita ao chamado.Deus dá a missão, Ele dá os meios,fornece os recursos ,as estratégias precisas e certas,para o cumprimento da vocação e do chamado.
Amós não tinha nenhuma pós-graduação em oratória,mas tinha um dom e uma vocação natural com as palavras,um jeito próprio e a seu modo de falar,tinha seu próprio currículo,conquistado por direito e por herança desde a eternidade..E sabemos que os dons e a vocação do Deus Vivo na nossa vida são irrevogáveis.Pois Deus tem um nome a zelar e Ele vela pela Sua Palavra para  a cumprir.
Amazias no capítulo 7: 10 a 13, lembra Amós de suas origens e rusticidade,da sua falta de credenciais.Mandando Amós calar a boca e ir embora,voltar para as suas atividades em Tecoa. Pois ali era o santuário principal,de alta classe,sofisticado,o santuário onde  rei adorava,o templo principal do país.Era como se Amazias  estivesse dizendo:onde está o diploma,o documento de linhagem,a genealogia nobre,as credenciais,o crachá.Se não tem cai fora,ponha-se no seu lugar.Era mais ou menos isso que Amazias o sacerdote credenciado,e da alta elite de Betel,estava dizendo para Amós(pastor rústico e sem instrução).A mensagem e  jeito rústico e peculiar de Amós,caiu sobre Israel com a força de uma bomba atômica.
Amós estava no pleno exercício de suas atividades seculares,Ele não estava disponível,nem ,aparentemente,capacitado para o chamado profético.Mas ele recebeu do Deus Vivo  as credenciais especificas e foi qualificado e capacitado para o chamado profético.Amós levou a mensagem do Senhor de sua forma única e peculiar.Amós não se encaixava no molde ,mas teve coragem de atender o  chamado e usar o seu estilo diferente,para fazer a diferença, e deixar sua marca.
O Corpo de Cristo é uma unidade, e tem muitas partes,e todos têm a mesma importância.Pois se uma parte do corpo estiver doente ou com defeito,compromete a saúde de todo o organismo.E Deus colocou cada parte diferente do Corpo,conforme Ele quis.(ver I Coríntios 12:12 a 31 ). Existe espaço para todos,que são salvos e redimidos pelo Sangue de Jesus,fazer seu trabalho no Corpo de Cristo, fazer a obra de Deus.
Certa vez quando eu era adolescente,lá no Sul de Minas,eu ouvi de um palestrante,muito sábio, mais ou menos isso: "Se no meio do seu caminho tiver uma montanha,não desanime e muito menos desista ou volte atrás,não recue. Mas escale essa montanha,ou passe por cima dela,ou cave um túnel ou simplesmente permaneça firme e transforme essa montanha numa mina de ouro.Faca de cada limão, a melhor  limonada que já existiu."
Se você foi escolhido por Deus,não se preocupe com a turma dos contrários.Transforme as críticas destrutivas em oportunidades de excelência,para a glória de Deus.E deixa o povo falar.Por que nada acontece sem a permissão de Deus,nenhuma só folha cai ao chão, se o Deus Todo Poderoso não permitir.
Lembre-se a rusticidade de Amós não combinava com a sofisticação ,com a seda,com  veludo, linho fino,os bordados de ouro o ouro puro da elite burguesa da época,da elite de Betel,e muito menos do palácio e do templo real. Mas foi Amós que preencheu a vaga,os requisitos,para ser profeta,e levar a mensagem a povo  do reino norte.Ele levava a mensagem  de forma simples,clara e direta.Usava muitas expressões da sua profissão e do seu cotidiano.,tais como: Amós 2:9/2:13/3:4,5,12/4:9/5:19/6:12/9:9,13,14).E usava seus conhecimentos e experiências com conhecimento de causa.
Quando Deus chama,quando Ele convoca,pode o inferno inteiro se levantar contra nós ,que pelo poder do Sangue de Jesus,vamos passar por cima.Por que a salvação das nossas vidas é só pela graça. O exercício da graça de Deus,é pura questão de soberania .O livro de Amós declara e escancara que Deus é soberano (Amós 4:5).
As pessoas no tempo de Amós estavam vivendo suas vidas como se não houvesse amanhã,como se elas estivessem acima do bem e do mal.Fazendo coisas abomináveis,injustas,desonestas,promíscuas,perversas tais como:escravizar comunidades inteiras e vende-las ,irmão perseguindo irmão com espada sem compaixão,rasgando grávidas ao meio,queimando reis e reduzindo seus ossos a cinzas,se deixando enganar por deuses falsos,vendendo  justo e o pobre por um par de sandálias,negando a justiça ao oprimido,pai e filho possuindo a mesma mulher,bebendo bebidas alcoólicas nos templos,acumulando nos seus palácios e mansões os frutos dos seus saques e roubos,oprimindo o pobre e esmagando os necessitados,transformando o direito em amargura e jogando a justiça no chão,passando sem o  menor constrangimento por cima dos direitos dos outros,odiando aqueles que defendem  a justiça,detestando e zombando daqueles que falam a verdade,oprimindo ao extremo o  pobre forçando -o a dar  o seu resto de trigo,tirando do que  não  tem  para acrescentar mais   ainda ao que tem,oprimindo o pobre o justo para receber suborno,impedindo que se faça   justiça ao pobre,transformando o direito em veneno e o fruto da justiça em amargura,fazendo trapaças,vendendo palha como trigo,diminuam na medida e aumentavam o preço,enganavam com balanças desonestas,adquirindo riquezas com desonestidades e com corrupção,invertendo a ordem natural das coisas transformando a justiça em injustiça,desprezando,zombando da lei de Deus.
Essas atrocidades estavam acontecendo nas nações vizinhas de Israel,em Israel,em Judá e em Jerusalém.Os pecados de Israel estavam em pé de igualdade com os de seus vizinhos pagãos (Amós 9:7).O próprio povo de Deus que deveria exercer e executar misericórdia e graça,era também  algoz e o tirano.
Como Deus é Justo,e é Ele Quem decide;Ele decide dar um BASTA! Deus diz CHEGA,e resolve dar um basta,e chama Amós para proferir o juízo do Deus Soberano.
O Deus Soberano encontrou na pessoa de Amós o servo ideal para proferir as profecias,os juízos,os castigos e as condenações contra todas essas maldades,pecados,atrocidades,depravações e atos pecaminosos do povo.
Amós profetiza sem medo, e quando profetiza ,profetiza com autoridade.Pois o seu aval,a  sua credencial e o seu respaldo foram dados pelo Deus Eterno.
Amós apresenta a Autoridade do Deus Verdadeiro,deixando bem claro,Quem Ele é, e Quem é  o    Deus que o enviou:
O Senhor é  Leão que ruge (Amós 1:2)
Ele é o Senhor, o Soberano (Amós 1:8)
O Senhor Soberano, o Deus dos Exércitos(Amos  3:13)
Deus de Israel ( Amós 4:12)
Ele é Senhor e Senhor do Universo (Amós 5:8)
Deus dos Exércitos é o Seu nome ( Amós 5:27)
Em todo livro de Amós ele faz questão de declarar,várias vezes,que Deus é o SENHOR, O SOBERANO. Amós deixa essa verdade em evidência,em alto-relevo,em negrito,em itálico,em caps look,em outdoor,da forma que for licita e justa,bem claro e evidente a Suprema Soberania de Deus.Deus é Justo e Soberano e Ele não tem prazer nas injustiças mesmo.O Deus Soberano julga com juízo justo.
Ao Senhor pertence a vingança! Ele é Deus de misericórdia,de amor e de perdão,mas também e Deus de vinganças. Ele é Deus de espera,mas também é Deus de JÁ. A Bíblia diz que o Deus vivo sente indignação todos os dias.Ele é Deus que também castiga e disciplina (Amós 3:14/4:10,12).Porque o Senhor é soberano,Ele tem zelo pela Sua Santidade (Amós 4:2).
Amós precisou ser muito ousado consagrado,integro,ungido,realmente separado, para cumprir cada etapa do seu chamado,pois ele foi enviado a um povo orgulhoso,de dura cerviz,arrogante,injusto,desonesto,violento,pervertido, depravado prepotente,zombador,escarnecedor,corrupto,idolatra,imoral.
Amós foi chamado e não recuou,não se intimidou,mas usou  seu estilo único e próprio,exclusivo para profetizar e pregar.
O sacerdote Amazias mandou Amós calar e ir embora,dizendo que ele não podia ser sacerdote em Betel . Mas Amós não se intimidou,e ainda por cima com ousadia entregou a profecia de condenação e de juízo de Deus sobre Amazias e Sua família (Amós 7: 11,16,17),e essa profecia como todas as outras que Amós profetizou,se cumpriram na integra,nenhuma palavra caiu a chão,todas se cumpriram a seu tempo.
Se Deus te chamou,não se intimide,mas prossiga para o alvo, para a sua soberana vocação em Cristo Jesus. No meio de tantos iguais ,tenha a coragem de fazer a diferença,segundo a vontade e a orientação de Deus. Lembrando sempre que o nosso primeiro compromisso é com o Deus Vivo.Pois certos princípios são inegociáveis  mesmo. Não negocie com o inimigo,não barganhe a Palavra nem o  chamado divino.Não aceite os cabrestos,nem as limitações que querem nos impor, pois o nosso  limite é Deus , e Deus é infinito.
Deus chama e convoca dentro do livre arbítrio,você escolhe se vai ser vítima,ou muito mais  que vencedor em Jesus Cristo.
Lembrando que Deus capacita e fornece as estratégias,s meios,os recursos,as ferramentas necessárias para executar a Sua vontade. E se for preciso Ele trás a existência aqui que não existe,para cumprir  Seu perfeito plano e propósito na nossa vida (ver Romanos 4:17).Pois Quem fez a promessa é fiel para cumpri-la.
SHALOM!
ESCRITO POR LIA FERNANDES
Fonte:Bíblia de estudo NVI, Bíblia de Estudo Na Linguagem de Hoje
Pequena Enciclopédia Bíblica.

domingo, 26 de maio de 2013

O salmista Davi foi um homem segundo o coração de Deus,pois só Deus conhece os segredos do coração




Deus Vê Além das Aparências !
Escrito por Lia Fernandes
Meditação baseado na leitura de I Samuel 16/17/
I Samuel 16:7 a  13

Lá nos campos,no meio das ovelhas
Deus  achou e chamou Davi
Olhando diretamente pro seu coração.
Olhando em meu coração
Deus viu o melhor em mim
Deus vê além das aparências
Deus enxerga além das evidências
Deus olha acima das circunstâncias
Deus vê o que ninguém vê
Por Sua Graça ,Na Sua Onisciência
Deus enxerga a Excelência !
Sobre a minha vida
Sobre a vida da minha família
Sobre a minha alma
Deus colocou a unção da águia
Com infinita misericórdia
Com graça sobre graça .
O Deus vivo não me da provação
Além de que eu possa suportar
Junto com a provação Ele já
Me deu o escape e grandes livramentos.
unção que Deus colocou sobre a minha vida
É a unção da águia,e quem nasceu para ser
Águia de Cristo, jamais rasteja mesmo.
Se o diabo vem contra mim,     ele
Se levanta para cair mesmooo.
O Sangue de Jesus tem poder.
O júbilo dos perversos é breve,
E a alegria dos ímpios é momentânea.
graça de Deus no meu coração
A cada dia ,a cada noite, se renova.
ESCRITO POR LIA FERNANDES.
Fonte: Bíblia Sagrada.



Blog: Aprenda matemática de forma lúdica !

BLOG: Aprenda matemática de forma lúdica !

Postagens populares